Futura lança série sobre escolas inovadoras

futura_de_ritaharju_finlandia

Ritaharju School (Finlândia) – Crédito: Divulgação/Canal Futura

Programa Destino: Educação – Escolas inovadoras visita nove países, incluindo o Brasil, para mostrar como a inovação acontece em diferentes contextos

Radar da Educação com informações do Porvir

 

O que acontece quando o aluno aprende na prática e escolhe desde os primeiros anos o que vai estudar? Parece solução de “escola do futuro”, mas a série documental Destino: Educação – Escolas inovadoras, do Canal Futura, vai mostrar, a partir de amanhã (1º de setembro), que essas novas maneiras de ensinar e aprender já fazem parte da realidade de 12 escolas espalhadas por nove países do mundo, incluindo o Brasil. Realizada com consultoria do Instituto Inspirare e parceira com o Sesi – Departamento Nacional, a série mostra como a inovação acontece em contextos diferentes, em instituições que reinventaram suas práticas pedagógicas, currículo escolar, infraestrutura, entre outros aspectos, para motivar uma aprendizagem mais dinâmica, conectada com seu entorno e próxima da realidade dos estudantes. A produção dos programas é da Cine Group, com direção de Sergio Raposo.

As escolas foram selecionadas com base em uma pesquisa a respeito das tendências da educação, realizada pelo Porvir, e estão localizadas na Argentina, no Brasil, na Colômbia, na Dinamarca, nos Estados Unidos, na Finlândia, na Holanda, na Índia e na Inglaterra. São instituições que já adotam uma ou mais tendências, como a personalização do ensino, que considera a individualidade de cada aluno; o uso de tecnologia para aprendizagem; a experimentação dos conteúdos teóricos a partir de atividades práticas e projetos; o desenvolvimento de habilidades e competências como liderança, comunicação, cooperação e sociabilidade; a gamificação do processo educativo, que envolve tarefas, desafios, narrativa, pontuação e outros aspectos do universo dos jogos digitais; e a quebra dos muros invisíveis, conectando a escola com o mundo à sua volta, contextualizando o ensino e levando o aprendizado para fora da instituição.

futura_de_lacecilia_argentina

 La Cecilia (Argentina) – Crédito: Divulgação/Canal Futura

A série terá 13 episódios, com 52 minutos cada. O programa visitou as escolas: Projeto Âncora e Nave (Brasil), Colégio Fontán (Colômbia), Ross School, e3 Civic High School e High Tech High (Estados Unidos), The Bath Studio School (Inglaterra), Steve Jobs School (Holanda), Ørestad Gymnasium (Dinamarca), Ritaharju School (Finlândia), The Riverside School (Índia) e La Cecilia (Argentina).

Livro

A série Destino: Educação – Escolas inovadoras também deu origem a um livro (clique aqui para baixar gratuitamente) que reflete a respeito de temas como a arquitetura e os espaços do ambiente escolar, a personalização do ensino, o uso de tecnologia, a educação integral, os métodos de avaliação e tutoria, entre outras inovações apresentadas no programa.

Estreia

1º de setembro
Primeiro episódio: Projeto Âncora
Data e horário de exibição: quintas-feiras, às 21 horas
Duração: 52 minutos
Classificação: livre

Assista na internet em www.futura.org.br/escolasinovadoras

Veja aqui o trailer da série: goo.gl/KohIQd

 

 

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s