Ensino médio repete desempenho abaixo da meta no Ideb 2015

Blank Chalkboard, Blackboard Texture

Arte: Radar da Educação

Meta é cumprida apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, que vai do 1º ao 5º ano

Radar da Educação com informações do MEC e da Agência Brasil

 

A meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estabelecida para 2015 foi cumprida apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 5º ano. O ensino médio tem a situação mais crítica, com o índice estagnado desde 2011. Os dados foram divulgados hoje (8) pelo Ministério da Educação (MEC). O Ideb avalia a qualidade dos ensinos fundamental e médio no país, com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar. Desde a criação do indicador, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas a cada dois anos por escolas, redes municipais e estaduais de ensino.

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No ensino médio, a meta não é alcançada desde 2013, e está estagnada em 3,7 desde 2011. A meta estabelecida para 2015 é de 4,3. “O Brasil está mal e vai se distanciando das metas fixadas pelo segundo Ideb consecutivo”, admitiu o ministro da Educação, Mendonça Filho. Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, a meta foi descumprida pela primeira vez em 2013. Em 2015, o índice esperado de 4,7 também não foi alcançado. A etapa registrou um Ideb de 4,5. Já nos anos iniciais do ensino fundamental, a meta é cumprida desde 2005, quando o índice começou a ser calculado. Para 2015, a meta estipulada é de 5,2 e a etapa alcançou 5,5. Em relação ao cenário brasileiro, o ministro afirmou que “as metas fixadas para o ensino fundamental e médio não são metas que possam ser caracterizadas como ousadas ou excesso. Todos sabem que o Brasil está distante de educação de qualidade”.

Nos estados

Nos anos iniciais do ensino fundamental, apenas três estados não cumpriram, em 2015, as metas previstas para as unidades federativas: Amapá, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Nos anos finais, apenas cinco estados cumpriram as metas: Pernambuco, Amazonas, Mato Grosso, Ceará e Goiás. Já no ensino médio, Amazonas e Pernambuco cumpriram a meta para a etapa, considerando as escolas públicas e privadas. Levando em conta apenas as escolas públicas, além dos dois estados, Goiás e Piauí atingiram suas metas.

Ensino médio

Na coletiva de imprensa para divulgação dos dados, Mendonça Filho comentou, em relação ao ensino médio: “Os resultados são uma catástrofe para nossa juventude”. Ele ressaltou que a reforma do período é uma das prioridades do governo. Caso o projeto de lei 6.480/2013, que está em tramitação no Congresso Nacional não seja votado ainda este ano, será solicitado ao presidente Michel Temer a edição de uma Medida Provisória que garanta mudanças na etapa, a fim de torná-la mais atraente para os jovens, incluindo maior aproximação com o ensino técnico e flexibilização do currículo. “Os dados mostram que o problema não é a escola pública, porque as escolas privadas também vão mal. É preciso mudar o modelo de ensino médio que temos hoje”, comenta Eduardo Deschamps, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Considerando ainda os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), braço do cálculo do Ideb, o desempenho em matemática é o pior em uma década.

Confira os resultados do Ideb 2015: ideb.inep.gov.br/resultado

 

 

 

 

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