Pesquisa mostra a escola dos sonhos dos jovens brasileiros

banner_geral-porvir

Divulgação

Nossa Escola em (Re)Construção ouviu jovens de todas as regiões do Brasil. Dados serão divulgados pelo Porvir em transmissão ao vivo no Facebook

Radar da Educação com informações do Porvir

Acontece nesta quinta-feira (22) o lançamento da pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção. Iniciativa do Porvir – programa do Instituto Inspirare – em parceria com a Rede Conhecimento Social, a pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção perguntou a jovens e adolescentes o que eles pensam sobre a educação atual e como seria a escola dos seus sonhos. Foram três meses de mobilização e 132 mil adolescentes e jovens – de 13 a 21 anos, de todas as regiões do Brasil –, ouvidos. As respostas geraram dados desafiadores que poderão ser conhecidos nesta quinta-feira, às 14 horas, em uma transmissão ao vivo na página do Facebook do Porvir.

Curta o Radar da Educação no Facebook

Siga o Radar da Educação no Twitter

A apresentação será feita pela diretora do Inspirare, Anna Penido, a diretora executiva da Rede Conhecimento Social, Marisa Villi, e um dos jovens que contribuiu no processo da pesquisa, Rodrigo Hermogenes. O relatório completo da pesquisa será disponibilizado no mesmo dia, no link porvir.org/nossaescola.

O questionário

O questionário distribuído aos participantes da pesquisa conta com 20 perguntas. Algumas se destinam a identificar quem são os jovens que estão participando da escuta e qual é a sua origem. Outras desafiam os participantes a expor suas percepções em relação à escola em que estudam atualmente ou recém estudaram. Por fim, a pesquisa questiona como eles acham que a escola deveria ser para estimular mais o seu aprendizado, respeitar suas características individuais, ser inovadora e contribuir para sua felicidade. Entre os aspectos avaliados pelos estudantes estão a grade curricular, os conteúdos, as metodologias pedagógicas, os recursos usados para ensinar e aprender e o formato das salas de aula.

Para a consulta, foi utilizada a metodologia PerguntAção, que envolveu o público pesquisado em todas as etapas do processo, desde a reflexão sobre o tema, a concepção do questionário, a mobilização para a coleta de respostas e a análise dos resultados.

 

Transmissão ao vivo do lançamento da pesquisa:

22 de setembro, às 14 horas

Acesse facebook.com/Porvir

 

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s