39% dos professores usam celular em atividades na escola

Blank Chalkboard, Blackboard Texture

Arte: Radar da Educação

Dado faz parte da Pesquisa TIC Educação, que investiga também o uso de internet pelo celular entre os professores

Radar da Educação com informações do Cetic.br

Os professores brasileiros começam a incorporar as tecnologias móveis para auxiliar as atividades pedagógicas. Com a disseminação do uso da internet por meio do celular, mais de um terço dos docentes (39%) afirma utilizar o dispositivo para realizar alguma atividade com os alunos. Em 2015, o percentual de professores que também utilizou o celular para acessar a internet aumentou em relação ao ano anterior: passou de 66%, em 2014, para 85%, em 2015. Os dados são da pesquisa TIC Educação 2015, divulgada nesta quinta-feira (29) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Neste ano, pela primeira vez, a pesquisa coletou dados sobre o uso da internet no celular para atividades de ensino e aprendizagem, e mostrou que a adoção do dispositivo em atividades com os alunos foi mencionada por 39% dos professores: 36% de escolas públicas e 46% de escolas privadas.

Curta o Radar da Educação no Facebook

Siga o Radar da Educação no Twitter

Também houve crescimento de 6 pontos em relação a 2014 no percentual de estudantes que afirmaram utilizar o celular como um dos meios para acessar a internet – o índice passou de 72% para 78%. A TIC Educação apontou ainda que 46% dos professores levaram o próprio computador portátil para a escola para a realização de atividades de gestão escolar e pedagógicas, enquanto 14% deslocaram seu próprio tablet.

Atividades pedagógicas

O estudo mostra que 73% dos professores utilizaram computador e internet em ao menos uma das atividades com os alunos investigadas pela pesquisa (resultado que foi de 70% entre professores das escolas públicas e 84% das escolas privadas). As atividades mais citadas pelos professores no uso de computador e internet foram: pedir aos alunos a realização de trabalhos sobre temas específicos (59%), solicitar trabalhos em grupo (54%), dar aulas expositivas (52%), e solicitar a realização de exercícios (50%).

No que se refere apenas ao uso de internet, o número de professores de escolas públicas que utilizaram o laboratório de informática é maior (35%) do que o daqueles que usaram a internet na sala de aula (23%). Entre os professores de escolas privadas, há uma situação inversa: a utilização da internet em sala de aula (50%) supera o uso no laboratório de informática (29%). “Pela primeira vez, a pesquisa coletou de maneira separada o local que os professores usam o computador e o local que eles utilizam a internet para atividades com os estudantes. Apesar da disparidade de infraestrutura entre escolas públicas e privadas, observamos que o uso da internet em espaços diversos da escola por meio de redes sem fio é uma tendência”, explica Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Infraestrutura

Os dados demonstraram que, em 2015, 93% das escolas públicas de áreas urbanas possuíam algum acesso à internet, infraestrutura que está universalizada entre as escolas privadas. Na sala de aula, no entanto, o acesso à rede estava disponível em 43% das escolas públicas e em 72% das escolas privadas. O uso da Internet em sala de aula também é reforçado pela presença marcante das redes sem fio: 84% das escolas públicas e 94% das escolas privadas com acesso à internet possuíam Internet sem fio (Wi-Fi). Entre as escolas públicas, apenas 22% permitiram o uso da rede Wi-Fi pelos alunos, enquanto 62% restringiram esse uso. Entre as escolas privadas é menor o percentual de instituições que restringem o uso do Wi-Fi (58%) e maior a quantidade que permite acesso aos alunos (35%). “Enquanto a grande maioria dos alunos das escolas brasileiras afirmou acessar a internet pelo celular e parte crescente dos professores elaborou atividades utilizando esse dispositivo, ainda há obstáculos para o acesso à internet pela comunidade escolar, e na maioria dos casos o uso do Wi-Fi é restrito para os alunos. Esse é um assunto que merece ser amplamente debatido por educadores e formuladores de políticas públicas”, acredita Barbosa.

Redes de colaboração

Em 2015, 39% dos professores afirmaram ter cursado uma disciplina específica na graduação sobre o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em atividades pedagógicas, sendo que, entre os entrevistados com idade inferior a 30 anos, esse número é de 54%. Para além dos programas institucionais, 91% dos professores disseram aprender sozinhos a utilizar o computador e a internet ou a se atualizarem sobre eles. A pesquisa mostra, no entanto, a importância das redes de colaboração entre os educadores: 70% dos professores afirmaram aprender a utilizar computador e internet por meio de contatos informais com outros professores e 44%, com algum grupo de professores da própria escola. Assim como na troca de experiências sobre o uso das TIC em atividades de ensino e aprendizagem, 95% dos professores usuários de Internet disseram que fazem uso de recursos obtidos na internet por motivação própria, enquanto 63% citaram os colegas ou outros educadores como fontes de motivação.

Pesquisa

Realizada anualmente, a pesquisa está na 6ª edição e tem o objetivo de monitorar o uso e a apropriação das TIC pelos atores do sistema de ensino, em escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental e médio, de áreas urbanas, com ênfase para as atividades de ensino e aprendizagem e gestão escolar. A coleta de dados foi realizada entre os meses de setembro e dezembro de 2015, a partir de entrevistas com 898 diretores, 861 coordenadores pedagógicos, 1.631 professores e 9.213 alunos.

Para conhecer a pesquisa na íntegra acesse: cetic.br/pesquisa/educacao/indicadores.

 

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s