Crowdfunding para mudar realidade em escolas públicas

aeducacao

A aquisição de livros está entre os projetos financiados (Fotos: Divulgação)

Plataforma aproxima bons projetos e doadores de recursos e propõe empoderar o professor

Carolina Mainardes

Já são mais de 5 mil alunos beneficiados, por meio de oito projetos financiados e 545 doadores. A plataforma A+ Educação é uma organização não-governamental on-line, criada para mobilizar a participação cidadã na construção de um ensino público de qualidade, com mais oportunidades, tendo como ferramenta o crowdfunding (financiamento coletivo). Através do slogan “Veja o que professores incríveis precisam para seus alunos”, o site abre espaço para projetos e iniciativas criadas por professores das redes públicas municipal, estadual ou federal. O docente interessado deve cadastrar o projeto (gratuitamente) no site www.amaiseducacao.org e qualquer pessoa pode doar a partir de R$ 10 para as iniciativas. “Muitas vezes, por falta de recursos, o professor perde o brilho nos olhos. Nosso objetivo é aproximar da escola os pais dos alunos, a comunidade, as empresas do entorno, a fim de que, juntos, possamos construir uma educação melhor”, afirma Leonardo Capel, fundador da A+ Educação.

Curta o Radar da Educação no Facebook

Siga o Radar da Educação no Twitter

Por conta da iniciativa, Capel acaba de ser selecionado na 9ª edição do Prêmio Laureate Brasil (região Sul/Sudeste), realizada na UniNorte, em Manaus. Com isso, ele passa a fazer parte de uma rede global de jovens empreendedores sociais. E também representou o Brasil na ONU, em Nova York, durante as discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4 (QualityEducation) deste ano. “O conceito de crowdfunding é muito novo, mas a meta é levar isso para a realidade da escola pública, viabilizar o projeto que estava na gaveta e melhorar as práticas pedagógicas em diferentes áreas do saber. Os próprios professores que participaram estão virando embaixadores da ideia”, conta. Os projetos inscritos estão divididos nas áreas Artes e Música, Ciências e Matemática, Educação Física, Geografia e História, Letras e Literatura, Eventos e outros.

leonardo-capel

Leonardo  Capel: “Queremos empoderar o professor”

Os projetos

Os quatro primeiros projetos financiados por meio da A+ Educação foram implementados nos municípios de Codó (MA), Colombo (PR) e Curitiba (PR). Atualmente, outros dez projetos estão inscritos e abertos para captação no site. Até o fim de 2016, a meta é atingir a marca de 23 projetos financiados. “As redes sociais têm nos ajudado muito na divulgação entre os professores”, comenta Capel. Um dos projetos financiados foi o da professora Cristiane Cordeiro, que dá aula de educação física na Escola Municipal Arapongas, no bairro Novo Mundo, em Curitiba. “Ela pediu materiais de atletismo para desenvolver as habilidades motoras das crianças do 1º ao 5º ano [do ensino fundamental]. Como os produtos são caros, conseguimos descontos das empresas na compra dos colchões, varas e pesos para arremessar”, descreve. Também já foram financiados projetos de aquisição de livros didáticos e materiais de papelaria, aquisição de livros infanto-juvenis para incentivo à leitura, primeira ida da turma ao cinema. Entre os projetos que estão no processo de captação de recursos estão iniciativas para o desenvolvimento de ações nas áreas de reciclagem, grafitti, tênis, skate, judô e música.

Capel avalia o processo como a educação acontecendo a partir de quem está na sala de aula e não do topo para a base. “Queremos empoderar o professor – que é quem sabe o que é necessário para melhorar as aulas, qual é a realidade daquela escola e qual é a paixão e o potencial dos alunos”.

Novo site

As ideias de Capel – que é filho de uma professora da rede pública de ensino – não param por aí. A equipe do A+ Educação está trabalhando na criação de um novo site, para que o doador possa contribuir periodicamente e ajudar a viabilizar vários projetos. Em contrapartida, além de contribuir com as escolas, ele poderá ganhar descontos em serviços. Capel prevê a possibilidade de acompanhamento da aplicação dos recursos.

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s