Pesquisadores apresentam dados para potencializar alfabetização

28082015-dsc_6466_elza-fiuza-ab

Foto: Elza Fiúza (Agência Brasil/Arquivo)

Evento com transmissão on-line traz diagnóstico sobre aptidões cognitivas e habilidades em coordenação motora de crianças entre 4 e 6 anos

Radar da Educação com informações de assessorias

Com o objetivo de colher informações, em nível individual, a respeito de aptidões cognitivas de crianças entre 4 e 6 anos de idade nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além de habilidades em coordenação motora, o IDados, centro de estudos ligado ao Instituto Alfa e Beto, e o Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LaPOpE/UFRJ) trabalham juntos para adaptar ao contexto brasileiro a avaliação internacional iPIPS (sigla em inglês para Indicador Internacional de Performance em Escolas de Ensino Primário). Com base no diagnóstico inicial, os pesquisadores farão o acompanhamento de crianças durante o ensino fundamental I.

Curta o Radar da Educação no Facebook

Siga o Radar da Educação no Twitter

Batizado de Linha de Base Brasil, o projeto é tema do I Seminário Internacional IDados, que acontece nesta quinta-feira (8), no Rio de Janeiro. Estarão em pauta no encontro os dados iniciais colhidos pelos pesquisadores do IDados, da UFRJ e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em três municípios brasileiros. Além disso, pesquisadores da Universidade Durham (Inglaterra), responsável pelo iPIPS, esclarecerão aspectos metodológicos da avaliação e como os resultados dela podem ser comparados internacionalmente, inclusive com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), a avaliação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aplicada a cada três anos a estudantes de 15 anos de todo o mundo. O I Seminário Internacional IDados acontece no Hotel Novo Mundo, a partir das 14 horas.

No link www.alfaebeto.org.br/preditores-do-sucesso-escolar, é possível encontrar mais informações sobre a programação do evento e acessar gratuitamente a transmissão on-line do seminário, que terá tradução simultânea.


Resultados

Os responsáveis pela pesquisa acreditam que os resultados do trabalho devem servir de apoio para que formuladores de políticas públicas estejam conscientes das fraquezas dessa etapa inicial da educação – considerada crucial para a trajetória acadêmica do aluno – e possam identificar os benefícios, em longo prazo, dos investimentos na educação infantil e em práticas comprovadamente eficazes de alfabetização.

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s